Não sei se vocês sabem mas uma das minha paixões é o Vw Fusca.
Mais especificamente o Fuscão.
Para quem não conhece, eles podem ser todos iguais, mas são bem diferentes...
Vou explicar...
Bem inicialmente o Fusca foi lançado em inicialmente em 1938 na alemanha, mas so veio aparecer aqui no Brasil em 23 de março de 1959.
O VW Sedã 1200, viraria o "Fusquinha " no popular, apresentava o mesmo motor da Kombi,4cilindros refrigerado à ar, câmbio de 4 marchas só que 1200cc.
VW FUSCA 1960 1200cc
De 1960 até 1966, manteve-se o motor 1200, em 1967 começou a modernizar com o motor 1300cc para o fusca, e o 1500 para a *VW KOMBI (Apelidos:Velha senhora, pão de forma, Jesus tá chamando).
Assim o Fusquinha passava a atingir 120km/h. E logo recebeu freios melhores e as paletas de para-brisa ficaram mais eficientes, junto com uma série de melhoramentos para aumentar a segurança do carro .
VW FUSCA 1967 1300cc
Surgia o VW FUSCA 1500( FUSCÃO)
Em 1970,o Fusca se re-estilizava novamente, novos bancos e espelhos retrovisores. Em 1970 chegou o novo motor 1500 de 52cv. Ocorreram mudanças na tampa do motor, tampa do porta-malas e pára-choques.
A partir de 1974 o carro passou a contar com uma entrada de ar no capô dianteiro, que chegava ao interior do carro através do painel e saía por aberturas atrás dos vidros laterais traseiros, as populares "orelhinhas".
Muitos pensam que sua função é ventilar o interior do carro quando, na verdade, é o inverso. As janelas laterais traseiras passam a ser fixas. Também são apresentados novos faróis e distribuidor à vácuo. O Fusca 1500 durou de 1970 até 1975.
Em 1973 foi abandonado o modelo de farol de perfil abaulado, sendo adotado o farol de perfil reto, que durou até o fim da linha.
Fusca 1600s
Em 1975 foi introduzido o "Bizorrão" ou "Super-Fuscão", o Fusca 1600-S com carburação dupla, que desenvolvia 65 cv, tinha volante de direção esportiva de três raios, rodas aro 14 e painel com marcador de temperatura, relógio e amperímetro. As fendas de ventilação do capô traseiro deixaram de ser cinco de cada lado, e passaram a ser dois grupos com oito e seis fendas de cada lado do capô.
Fusca "Fáfá"
Em 1979, houve uma alteração no modelo e as lanternas traseiras passam a ser maiores, e passam a ser chamadas "Fafá", em alusão aos grandes seios da cantora Fafá de Belém. O modelo de lanterna menor continuou a ser utilizado nas versões de acabamento mais simples.
Do Fusca á Álcool a Final de Produção.
Em 1981 foi lançado o Fusca 1300 com
motor a álcool. O Fusca passou a ter novo painel, com instrumentos quadrados.
Em 1983, a empresa resolveu rebatizar o
modelo no Brasil, adotando finalmente o nome que se tornara popular, Fusca. Até
então o automóvel era oficialmente denominado "VW Sedan" nos registros dos Detrans.
Em 1984 o motor 1300 deixou de ser
produzido. Agora passa a equipá-lo o novo motor 1600, mais moderno, e o carro
passa a contar também com freios a disco na dianteira, mais eficientes. A
lanterna modelo Fafá passou a ser padrão para todos os modelos.
Em 1986 a Volkswagen desistiu de fabricá-lo, alegando que era um modelo muito
obsoleto, apesar de ser o segundo carro mais vendido daquela época, atrás apenas
do Chevrolet Monza,
e de muitos considerarem que tinha fôlego suficiente para permanecer mais uns
bons anos no mercado. O real fato é que a Volkswagen queria abrir espaço para a
Família BX, composta por Gol, Parati, Voyage e Saveiro.
De Volta a Cena!
Em 1993, por sugestão do então
presidente Itamar Franco
a empresa voltou a fabricar o modelo. Itamar queria a fabricação de carros
populares, e sugeriu que o Brasil precisava de um carro como o Fusca. Foi
aprovada, então a Lei do carro popular, que previa isenções e diminuições de
impostos para os carros com motor 1.0, e o Fusca e o Chevrolet Chevette L, embora tivessem motores de 1.6l, foram incluídos. O
carro vendeu bem, mas longe da meta esperada pela
Volkswagen. A principal razão para que o Fusca não vendesse tão bem se deve
ao fato de seu acabamento espartano demais diante dos concorrentes surgidos em
meados da década de 90,
como o Fiat Uno Mille e
Chevrolet Corsa de primeira geração, que tinham preços muito próximos do
velho Besouro, porém, com acabamento e equipamentos bem melhores que os do
Fusca. Em 1996, a empresa deixou de
produzir novamente o carro, com uma série especial denominada Série Ouro.
A partir daí, ele só seria produzido no México. Nesse período, foram produzidos
no Brasil cerca de 42.000 exemplares.
Atualmente, o Fusca permanece com um dos carros usados mais vendidos no
mercado nacional.
Bem... isso é um pouquinho da historia do fusca,espero que tenham gostado.
Eu atualmente 17/06/2016 tenho um Fuscão 1500 72 azul pavão que particularmente amo!
Gosto muito de andar com ele Fins de Semana.
Flw Galera ! Até a Próxima .
Fontes: (http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_nacionais_vw.htm)(http://fusanossapaixaoahistoriadofusca.blogspot.com.br/)
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